Pesquisar

Comenda da Ordem do Mérito Cultural José Potyguara é entregue a personalidades femininas do Acre

Comenda da Ordem do Mérito Cultural José Potyguara é entregue a personalidades femininas do Acre

Compartilhar é dividir algo com o outro. Quando essa partilha se relaciona com a cultura, ela cria conexões entre diferentes saberes, promovendo uma colaboração mútua na compreensão dos tempos e espaços.

Uma das principais agentes de difusão desses conhecimentos é a mulher. Nesse sentido, a Academia Acreana de Letras (AAL) destacou o protagonismo cultural feminino na história local com a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Cultural José Potyguara.

A honraria foi concedida no dia 14 de junho, data que integrou o cronograma de celebrações pelos 63 anos de emancipação do Estado do Acre. A solenidade ocorreu no auditório do Museu dos Povos Acreanos, no centro de Rio Branco.

Na ocasião, mais de dez mulheres foram condecoradas por desempenharem papéis centrais como guardiãs de saberes e vozes ativas na preservação e reinvenção da identidade acreana. Com diferentes formas de protagonismo, foram homenageadas:

Doutora Alana Carolina Lima Maia Albuquerque

Escritora Clara Elizabeth Simão Bader

Desembargadora Eva Evangelista de Araújo Souza

Escritora Florentina Esteves (in memoriam)

Escritora Íris Célia Cabanellas Zannini

Procuradora Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo

Vice-governadora Mailza Assis da Silva

Escritora Maria da Glória de Queiroz Oliveira

Escritora Olinda Batista Assmar

Escritora Raimunda Miguéis Passos (Terezinha Miguéis) (in memoriam)

Desembargadora Regina Célia Ferrari Longhini

Escritora Robélia Fernandes de Souza

A Comenda da Ordem do Mérito Cultural José Potyguara reconheceu a valiosa contribuição dessas mulheres à cultura, à literatura, ao Judiciário e à preservação da história do Estado do Acre. “O protagonismo das mulheres na cultura acreana é uma força pulsante que atravessa gerações e transforma realidades — cada uma em seu campo de atuação, seja nas manifestações culturais tradicionais ou contemporâneas”, destacou o presidente da AAL, Adalberto Queiroz.

Uma das homenageadas foi a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, que, por compromissos de agenda, foi representada pelo presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Minoru Kimpara.

“Ao homenagear uma autoridade com forte atuação pública, como a vice-governadora Mailza Assis, a AAL fortalece o diálogo entre a gestão política e o setor cultural, destacando o papel de lideranças femininas na construção de políticas que promovem o conhecimento”, afirmou Kimpara.

A advogada Alana Maia Albuquerque, atual presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon), também comentou sobre a emoção de ser agraciada com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural José Potyguara.

“Fico lisonjeada por receber esta grandiosa honraria, não por se tratar da minha pessoa, mas por ser reflexo de uma construção coletiva realizada pelo Procon, em prol dos direitos dos consumidores, e também por sua atuação firme e sensível na humanização das políticas e valorização das identidades regionais”, afirmou.

A Academia Acreana de Letras (AAL) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), de fins culturais e educacionais, com personalidade jurídica própria e sede provisória no Museu dos Povos Acreanos, Sala 03, na Avenida Epaminondas Jácome, nº 2700, no centro da capital.

Créditos: André Araújo

Mais recentes

Rolar para cima